EXPOSIÇÃO DE NINA MEDEIROS - Viana, uma Visagem Açoriana.
PROJETO EDUCATIVO

Remembranças? O que mais os seres humanos gostam de fazer é guardar, arquivar, de alguma forma as lembranças dos seus momentos, das suas experiências, encontros, lugares visitados... Sim, pensando assim, a coordenação da Exposição ‘Viana, uma Visagem Açoriana’, da artista plástica Nina Medeiros em cartaz na Galeria de Arte Casarão de Viana, propõe um projeto educativo para os visitantes interativo e artístico. Através de caixas moduladas, onde em dois dos lados se veem fragmentos das obras da Nina Medeiros, e nos outros o espaço é livre para a manifestação artística de crianças, adolescentes e adultos.
O cubo, ao final dos exercícios práticos monitorados, se transforma em peças únicas dos visitantes e transformados em pequenas obras de arte. O visitante, querendo, poderá deixar a ‘sua obras de arte’ no Casarão ou levar como uma ‘Remembrança’, ou se preferir, uma recordação dessa viagem pelo mundo dos Açores e de Viana, pelo olhar de Nina Medeiros e, claro, do visitante.
PROCESSO EDUCATIVO
- Reconhecem algumas destas imagens pintadas, fotografadas ou desenhadas por Nina Medeiros? Onde as viu? Estão na sua memória/lembrança?
A Sala do Casarão se constitui em um espaço de interatividade, com a proposta lúdica de construção de um cubo com imagens da artista em exposição e espaços vazios para intervenção dos visitantes (lugar da memória): desenhar, dobrar (escolhendo o que será externo/visível e interno/invisível) e colar, construindo um objeto pequeno (05X05X05cm) e delicado (já muito conhecido, usado por crianças, jovens e adultos em brincadeiras e jogos), repleto de afeto e significado.
Os visitantes poderão deixar a miniatura/cubo nas prateleiras (junto com outros cubos, formando um grande empilhamento) ou levá-lo para casa para juntá-lo a seus objetos pessoais.
Patrocínio da Vale e Cesan
Instituto Sincades e Governo do Espírito Santo/Secult
Realização da Prefeitura de Viana
Serviço
Coordenação e Curadoria de Neusa Mendes
Coordenação do Programa Educativo de Mara Perpétua
Projeto: Remembranças, Mas que Arte Cabe em uma Cidade?
Exposição: Viana, uma Visagem Açoriana
Data: Até 12 de dezembro 2012.
Horário: 9h as 18h, incluindo sábados, domingos e feriados
Local: Galeria de Arte Casarão – Avenida Florentino Ávidos, Centro, Viana.
Responsável pelas visitas agendas: Carla
Telefone de informações e agendamento de visita: 3255-1346
Email: gac@viana.es.gov.br
Acompanhe: http://arteepatrimonio.wordpress.com/
ENTRADA FRANCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário