quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Empresas capixaba e francesa se unem no mercado de reciclagem de resíduos no ES


A empresa capixaba Ciclo Companhia de Reciclagem se associa ao grupo francês, Groupe Pena, de Bordeaux, para implantar no Espírito Santo uma moderna tecnologia europeia de reciclagem de resíduos, com objetivo de oferecer ao mercado, público e privado, soluções para os tratamentos dos resíduos urbanos, obedecendo aos dispostos nas políticas nacional e estadual de resíduos sólidos.
Pela Ciclo Companhia de Reciclagem, participam os sócios Aloísio Barros, Romário Corrêa de Araújo e Carlos Augusto Vilela e pelo Grupo Pena, o seu diretor-presidente, Marc Pena, que já tem uma filial no Brasil, instalada em Curitiba e representada pela engenheira agrônoma, Amandine Molin.

As duas empresas de juntaram depois de conhecer um estudo realizado pelo Instituto Ecociência, que propõe uma solução modular integrada de reciclagem de resíduos sólidos urbanos, contemplando a destinação adequada dos lixos secos via a inclusão socioprodutiva, sob gerenciamento dos catadores e os resíduos úmidos, via tecnologia de compostagem proposta pela Ciclo-Pena, tendo como resultado o adubo orgânico que poderá ser aplicado nos programas de agricultura familiar e paisagismos urbanos.

Sobre a tecnologia que será aplicada nos resíduos úmidos, os sócios explicaram que se trata de uma usina de compostagem para controlar a decomposição dos materiais orgânicos de forma a alcançar, no menor tempo possível, um material estável rico em húmus e nutriente mineral, e totalmente higienizado.

O composto resultante do processo possuirá atributos físicos, químicos e biológicos, superiores àqueles encontrados nas matérias primas. Na França, essa tecnologia já é homologada pelo Ministério de Agricultura daquele país, atendendo as normas europeias. 

Os sócios dizem ainda que essa é uma tecnologia modular que pode ser dimensionada para atender as necessidades de municípios e empresas privadas, de pequeno, médio e grande porte.

Essa associação Ciclo-Pena estará disponível para atender o mercado a partir de março de 2013.


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

REMEMBRANÇAS, Mas que Arte Cabe em uma Cidade?


EXPOSIÇÃO DE NINA MEDEIROS - Viana, uma Visagem Açoriana.
PROJETO EDUCATIVO

 
Remembranças? O que mais os seres humanos gostam de fazer é guardar, arquivar, de alguma forma as lembranças dos seus momentos, das suas experiências, encontros, lugares visitados... Sim, pensando assim, a coordenação da Exposição ‘Viana, uma Visagem Açoriana’, da artista plástica Nina Medeiros em cartaz na Galeria de Arte Casarão de Viana, propõe um projeto educativo para os visitantes interativo e artístico. Através de caixas moduladas, onde em dois dos lados se veem fragmentos das obras da Nina Medeiros, e nos outros o espaço é livre para a manifestação artística de crianças, adolescentes e adultos.

O cubo, ao final dos exercícios práticos monitorados, se transforma em peças únicas dos visitantes e transformados em pequenas obras de arte. O visitante, querendo, poderá deixar a ‘sua obras de arte’ no Casarão ou levar como uma ‘Remembrança’, ou se preferir, uma recordação dessa viagem pelo mundo dos Açores e de Viana, pelo olhar de Nina Medeiros e, claro, do visitante.

PROCESSO EDUCATIVO

- Reconhecem algumas destas imagens pintadas, fotografadas ou desenhadas por Nina Medeiros? Onde as viu? Estão na sua memória/lembrança?

A Sala do Casarão se constitui em um espaço de interatividade, com a proposta lúdica de construção de um cubo com imagens da artista em exposição e espaços vazios para intervenção dos visitantes (lugar da memória): desenhar, dobrar (escolhendo o que será externo/visível e interno/invisível) e colar, construindo um objeto pequeno (05X05X05cm) e delicado (já muito conhecido, usado por crianças, jovens e adultos em brincadeiras e jogos), repleto de afeto e significado.

Os visitantes poderão deixar a miniatura/cubo nas prateleiras (junto com outros cubos, formando um grande empilhamento) ou levá-lo para casa para juntá-lo a seus objetos pessoais.

Projeto com selo da Lei Rouanet
Patrocínio da Vale e Cesan
Instituto Sincades e Governo do Espírito Santo/Secult
Realização da Prefeitura de Viana

Serviço
Coordenação e Curadoria de Neusa Mendes
Coordenação do Programa Educativo de Mara Perpétua
Projeto: Remembranças, Mas que Arte Cabe em uma Cidade?
Exposição: Viana, uma Visagem Açoriana
Data: Até 12 de dezembro 2012.
Horário: 9h as 18h, incluindo sábados, domingos e feriados
Local:  Galeria de Arte Casarão – Avenida Florentino Ávidos, Centro, Viana.
Responsável pelas visitas agendas: Carla
Telefone de informações e agendamento de visita: 3255-1346
Email: gac@viana.es.gov.br
Acompanhe: http://arteepatrimonio.wordpress.com/
ENTRADA FRANCA





Fale com a gente

Minha foto
Vitória, ES, Brazil
Sou uma apaixonada pela vida, pelo meu trabalho e por ser blogueira. A paixão por blogs tomou conta de mim de tal forma que acabei criando o “Misturas Perfeitas”. Aqui, vou compartilhar com vocês um pouco das minhas paixões sobre a imensidão do universo feminino. Espero que vocês curtam e Sejam muito bem-vindos!