terça-feira, 11 de setembro de 2012

Nina Medeiros, artista açoriana, chega à Viana.


A artista plástica açoriana Nina Medeiros desembarcou hoje na cidade de Viana (ES) para uma imersão cultura e conclusão da exposição que irá comemorar o 200 anos de imigração açoriana e os 150 anos de emancipação política do município.

A exposição denominada
Viana, Uma Visagem Açoriana, busca pensar na formação e no desenvolvimento da cidade, por meio de seu patrimônio cultural: edificado, material, simbólico e suas bordas, discutindo sua ocupação da arte e do público.

A exposição foi motivada poeticamente, pela chegada dos Açorianos em Viana, tendo a paisagem como território de natureza exploratória e da história do município, entrevendo no trajeto diário: os bairros fragmentados de Viana, a cidade e a arte. Algumas questões da exposição e do projeto como um todo, referem-se aos modos de construção do imaginário de Nina e como seus relatos visuais contribuirão para uma visagem açoriana sobre Viana.


As obras de Nina Medeiros transitam entre o virtual e o tempo real através da instalação que fazem uso de desenho, pinturas, fotografias, gravuras, poesia, vídeo, som, livro-arte e web. As expectativas e sonhos, como também o que levaram de material e de vivências, incluindo aspectos culturais e religiosos, do pouco mais de 50 casais açorianos que teriam sido desviados pela coroa de Portugal para povoar do Espírito Santo, são abordados pela artista. Esse conjunto de imagem será apresentado em diferentes locais da cidade, nomeadamente aquelas com maiores cargas históricas e sociais.  


O papel da artista, por fim, será o de orquestrar situações com a comunidade de redescobrimento dos vários espaços de vivência por meio da paisagem e das memórias trazidas pelo trajeto traçado  pela artista, entre Viana e o habitat da artista nos Açores.

Projeto Residência Artística 

Dentro desse contexto, Nina integra também o programa de residência artística, ficando hospedada dentro do Casarão – Galeria de Arte que acontecerá a exposição – em um “anexo” que foi montado para recebê-la, que serve como residência temporária dos artistas, com segurança 24 horas e câmaras de vigilância, quarto, sala de conveniência, pequena biblioteca, cozinha e uma grande sala para a produção e armazenamento de trabalhos. 

O público poderá conhecer o resultado final dos trabalhos, que tem curadoria de Neuza Mendes, e como curadora convidada Kátia Canton Monteiro, a partir do próximo dia 22 de setembro na sede de Viana. 

O projeto tem realização da Prefeitura de Viana e conta com apoio cultural da Vale e Governo do Estado.


Nenhum comentário:

Fale com a gente

Minha foto
Vitória, ES, Brazil
Sou uma apaixonada pela vida, pelo meu trabalho e por ser blogueira. A paixão por blogs tomou conta de mim de tal forma que acabei criando o “Misturas Perfeitas”. Aqui, vou compartilhar com vocês um pouco das minhas paixões sobre a imensidão do universo feminino. Espero que vocês curtam e Sejam muito bem-vindos!