terça-feira, 18 de setembro de 2012

Visitas agendas - exposição Viana, uma Visagem Açoriana

Dentro do projeto MAS, QUE ARTE CABE NUMA CIDADE? idealizado e com curadoria de Neusa Mendes, “Viana, Uma visagem açoriana” apresenta a artista plástica açoriana Nina Medeiros, que vem para celebrar o bicentenário da imigração Açoriana no ES, 150 anos da emancipação do município de Viana e também a comemoração do Ano de Portugal no Brasil.

Desde que chegou a Viana, a artista açoriana começou a trabalhar com a equipe de montagem para a instalação de todas as etapas previstas para a exposição que será aberta nessa sexta-feira próxima, dia 21 de setembro, às 17hs, no Casarão de Viana. Sua sobras transitam entre o virtual e o tempo real, através de instalações que fazem o uso de desenhos , pinturas, fotografias, gravuras, poesia, vídeo, com livro-arte e web.

Visitas

A Galeria de Arte Casarão, estará aberta com a exposição que comemora os 150 de emancipação de Viana, de 21 de setembro a 12 de dezembro, sempre das 9h as 18h, incluindo sábados, domingos e feriados. A entrada é franca.

Uma grande, e ótima novidade, para essa exposição em especial é que os interessados em levar grupos de visitas, sendo eles escolares ou até mesmo da comunidade, poderá agendar, antecipadamente, um horário especiais para vocês. E tudo isso, com direito a visitas guiadas,com mapa explicativo do museu.

As visitas podem ser feitas com a Carla, no telefone 3255-1346. Mas lembre-se, um bom grupo deve ter entre 25 a 30 pessoas.  

A terceira idade e os deficientes físicos também podem visitar a exposição que não terão nenhum problema. Existem guias durante todo o dia para orientá-los e recebe-los lá.

Serviço

Projeto: Remembranças, Mas que Arte Cabe em uma Cidade?
Exposição: Viana, uma Visagem Açoriana
Data: 21 de setembro a 12 de dezembro
Horário: 9h as 18h, incluindo sábados, domingos e feriados
Local: A Galeria de Arte Casarão – Avenida Florentino Ávidos, Centro, Viana.
Responsável pelas visitas agendas: Carla
Telefone de contato e agendamento de visitas: 3255-1346
Email: gac@viana.es.gov.br
Site: arteepatrimonio.wordpress.com 
ENTRADA FRANCA


sábado, 15 de setembro de 2012

Nina Medeiros já começou a trabalhar em Viana!

A exposição terá abertura na próxima sexta-feira, dia 21, as 17h, na Galeria de Arte, Casarão, em Viana.

Quem é Nina Medeiros
Hermínia da Conceição Nome artístico Nina Medeiros, de nacionalidade Portuguesa, é filha de Manuel Medeiros e Dina Duarte Medeiros, nascida em 15 de novembro de 1963, Relva, Ponta Delgada, moradora na Rua José Bensaude, 41-B 9500-209 Ponta Delgada Açores – Portugal exercitou a constituição da residência como pratica artística, como laboratório e atividades reflexivas, envolvendo a comunidade do município de Viana no estado de Espírito Santo Brasil aproximando-a a cultura Açoriana.

A exposição "Viana, uma visagem açoriana", tem patrocínio da Lei Rouanet, Cesan e Vale; parceria do Instituto Sincades, Governo do Estado, 200 anos da colonização açoriana no ES e Empório Capixaba; e realização da Prefeitura de Viana, Casarão e Ministério da Cultura

A equipe de de trabalho de montagem da exposição "Viana, uma visagem açoriana"

Nina Medeiros e Neuza Mendes em visita técnica (in-loco) nos locais da exposição - Viana/ES

Nina Medeiros e a curadora da exposição e idealizadora, Neuza Mendes

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

As tendências para quem vai casar em 2013



A nossa amiga e cliente Érica Rodrigues acaba de ficar noiva e marcar a data de seu casamento com, Leandro, para novembro de 2013. Pensando nela, andamos pesquisando em sites relacionados ao assunto, sobre as tendências para as noivas que irão subir ao altar no próximo ano.

Algumas coisas clássicas que fizeram sucesso este ano, continuaram em alta, como os sapatos coloridos e os vestidos tomara-que-caia, porém, a grande novidade para 2013 será na decoração do casamento muito colorida, nos vestidos e nos acessórios que se evidenciam as cores fortes e aguerridas e também as mesas, os copos, os elementos decorativos e tudo o que compõe o copo-de-água se querem vivos e animados.

Vestidos de noiva: aposte nas transparências com bordados delicados e os modelos de um ombro só (que é de inspiração grega) também será sucesso no próximo ano. Os vestidos curtos, que são super modernos, têm conquistado a preferência das noivas. Porém, lembre-se que eles só valem para casamento de dia e ao ar livre.

Sapatos: os coloridos continuam fazendo os pés das noivas. Eles podem combinar com o buquê ou com uma das flores escolhidas para ele e ainda, com uma das cores do detalhe do vestido.

Decoração: Depois dos casamentos com grandes e opulentos arranjos florais nascem os pequenos e simples em grande quantidade. As mesas compridas e elegantes estão em alta, dando ênfase à decoração e retornando as memórias passadas onde faziam parte das comemorações caseiras. Em 2013, a tendência para a decoração do casamento é muito colorida. E nada melhor para isso do que cores como o fúcsia, o verde pistache, o amarelo ou o roxo. Eles ficam muito bem quando combinadas com cores neutras, como o cinza ou o castanho. Mas para quem não seja assim tão moderno também temos outras sugestões, cores mais suaves como o caqui ou o bege.

Fazendo um casamento com as caras dos noivos: aproveitando essa onda de casamento verde, a tendência é aproveitar móveis e objetos de decoração que os noivos tenham em casa para decorar o casamento. Além de economizar e evitar mais resíduos, esses objetos dão um clima pessoal ao ambiente, cheio de recordações e energia, e seus convidados se sentirão em casa!

Um casal de padrinhos para cada um: Pode parecer loucura, pode parecer impossível. Mas em 2013 os noivos devem apostar por escolher apenas 2 casais de padrinhos, um para a noiva e um para o noivo. Aquela fila imensa de padrinhos desvia muito atenção dos noivos e o exercício de escolher apenas quatro pessoas será importante e desafiador.

O bolo: Em 2013 procuram-se verdadeira peças de arte para adornar a mesa. Eles serão grandiosos e originais. Quanto mais, melhor. Os tradicionais bolos de casamento já passaram de moda. Os bolos ganham altura e elegância, a tendência é para crescerem a olhos vistos, as 2 camadas passam para 3 ou 5 (onde algumas são falsas), mas ganham ênfase aos olhos dos convidados.
 
Lembre-se que não é porque está na moda que você precisa usar determinada decoração, acessório, vestido ou sapato. Escolha apenas o que combina com você e  reflete seu próprio estilo!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Nina Medeiros, artista açoriana, chega à Viana.


A artista plástica açoriana Nina Medeiros desembarcou hoje na cidade de Viana (ES) para uma imersão cultura e conclusão da exposição que irá comemorar o 200 anos de imigração açoriana e os 150 anos de emancipação política do município.

A exposição denominada
Viana, Uma Visagem Açoriana, busca pensar na formação e no desenvolvimento da cidade, por meio de seu patrimônio cultural: edificado, material, simbólico e suas bordas, discutindo sua ocupação da arte e do público.

A exposição foi motivada poeticamente, pela chegada dos Açorianos em Viana, tendo a paisagem como território de natureza exploratória e da história do município, entrevendo no trajeto diário: os bairros fragmentados de Viana, a cidade e a arte. Algumas questões da exposição e do projeto como um todo, referem-se aos modos de construção do imaginário de Nina e como seus relatos visuais contribuirão para uma visagem açoriana sobre Viana.


As obras de Nina Medeiros transitam entre o virtual e o tempo real através da instalação que fazem uso de desenho, pinturas, fotografias, gravuras, poesia, vídeo, som, livro-arte e web. As expectativas e sonhos, como também o que levaram de material e de vivências, incluindo aspectos culturais e religiosos, do pouco mais de 50 casais açorianos que teriam sido desviados pela coroa de Portugal para povoar do Espírito Santo, são abordados pela artista. Esse conjunto de imagem será apresentado em diferentes locais da cidade, nomeadamente aquelas com maiores cargas históricas e sociais.  


O papel da artista, por fim, será o de orquestrar situações com a comunidade de redescobrimento dos vários espaços de vivência por meio da paisagem e das memórias trazidas pelo trajeto traçado  pela artista, entre Viana e o habitat da artista nos Açores.

Projeto Residência Artística 

Dentro desse contexto, Nina integra também o programa de residência artística, ficando hospedada dentro do Casarão – Galeria de Arte que acontecerá a exposição – em um “anexo” que foi montado para recebê-la, que serve como residência temporária dos artistas, com segurança 24 horas e câmaras de vigilância, quarto, sala de conveniência, pequena biblioteca, cozinha e uma grande sala para a produção e armazenamento de trabalhos. 

O público poderá conhecer o resultado final dos trabalhos, que tem curadoria de Neuza Mendes, e como curadora convidada Kátia Canton Monteiro, a partir do próximo dia 22 de setembro na sede de Viana. 

O projeto tem realização da Prefeitura de Viana e conta com apoio cultural da Vale e Governo do Estado.


sábado, 8 de setembro de 2012

A sociedade mudou com internet


É inegável que as tecnologias digitais tenham se tornado cada vez mais presente em todos os aspectos da vida humana, impactando e afetando a sociedade, a cultura, o modo como vivemos e interagimos com o mundo. Dos anos 70 para cá, as tecnologias foram desenhando o cenário digital, que permitiu a mudança de estar conectado para ser conectado. Segundo Martha Gabriel, em seu livro “Marketing na era Digital”, a diferença de estar e ser conectado, é denominado de cibridismo*. 

A partir do momento em que a banda larga de acesso à internet se popularizou, a plataforma web 2.0 tornou-se viável, gerando transformações em todos os aspectos a sociedade, alterando não apenas a forma de se comunicar – quantidade de público atingindo pela informação, tempo e custos necessários para difusão – mas uma sociedade inteira. Dados da Interactive Advertising Bureau - IAB Brasil, diz que no Brasil hoje tem mais de 80 milhões de internautas e esse número cresce a cada dia, sendo que 34% desses ficam mais de 14 horas por dia conectados e possuem menos de 30 anos. 

A maneira de se relacionar, de trabalhar, comprar, vender e comunicar, informar-se, estudar e até fazer amigos, mudou e muda a cada dia. A nova ordem está totalmente ligada ao coletivo, às redes de pessoas, ao comportamento e à colaboração; Quem está fora desse movimento está prendendo muito e, senão adaptar-se, fatalmente irá desaparecer. 

A era da informação já acabou. Vivemos no tempo da participação. Para estar nesse cenário de inovação acelerada e aproveitar as inúmeras oportunidades que tudo isso traz, aumentando seu valor e o valor de sua empresa, a sociedade agora precisa, e passar a entender que a educação digital é importante e essencial para todos, afinal, a internet impacta hoje em todas as formas de comunicação. Fofoca hoje não existe mais, o que passou a existir agora é network. 

Pense nisso. Afinal, estamos imersos em um oceano de dados e conhecimentos, de novos aparelhos e novidades tecnológicas que nunca estiveram tão disponíveis. Mas lembre-se, nosso cérebro precisa se desconectar alguns momentos do dia para ter novas visões, influenciar mudanças, criar novos conceitos de negócios, produtos, serviços e experiências. 








Fale com a gente

Minha foto
Vitória, ES, Brazil
Sou uma apaixonada pela vida, pelo meu trabalho e por ser blogueira. A paixão por blogs tomou conta de mim de tal forma que acabei criando o “Misturas Perfeitas”. Aqui, vou compartilhar com vocês um pouco das minhas paixões sobre a imensidão do universo feminino. Espero que vocês curtam e Sejam muito bem-vindos!